Abrir um negócio para vender carros é algo que pode ser muito gratificante, lucrativo e, ao mesmo tempo, desafiador. Esse mercado tem diversas nuances e muda com muita frequência. Além disso, demanda disciplina, resiliência, vontade de acertar, planejamento e aprendizado constante.
Desse modo, é fundamental buscar inspirações em pessoas que reúnem todas essas características e que tiveram sucesso no ramo. Assim, é possível aprender com eles e utilizar algumas das estratégias em seu próprio negócio.
O nosso objetivo com este artigo é mostrar um pouco mais sobre a história vitoriosa desses empreendedores: o início da carreira, seus diferenciais e o segredo do sucesso. Continue a leitura para saber mais!
Como esses empreendedores começaram a vender carros?
Inicialmente, é interessante entender como esses empreendedores iniciaram suas carreiras.
O Marquinhos, da Kikoautos, assumiu a empresa depois que ela já havia sido fundada por um tio, que ainda atua no negócio. Ele conta que "a empresa já tem 34 anos e é marcada pela ruptura de padrões, sendo um negócio recheado de inovações". Ele foi um dos responsáveis pelo processo de modificação da Kiko Autos, contribuindo para que a empresa se mantivesse no mercado ao longo dos anos.
Já o Sidney, da Quest, iniciou a sua empresa do zero. "A gente pode falar que é uma empresa familiar pelo sangue do meu pai na indústria automobilística. Desde pequeno, arrumando carros para levar às feiras e vender", conta. A companhia pegou, justamente, o momento de migração dos anúncios físicos para o que ocorreu na transformação digital.
Do outro lado das operações de venda de veículos, estava o Maurício da Next Motors. Assim, ele diz: "eu trabalhava com financiamentos e, com o passar do tempo, percebi que estava diante de um mercado altamente lucrativo e rentável". Assim, em pouquíssimo tempo, a Next Motors surgiu e se tornou uma das mais promissoras empresas desse segmento no mercado.
O que é preciso para entrar nesse mercado?
Os empresários destacados nesse artigo mostram que, para vender carros, é preciso mesclar duas características básicas. Primeiro, a paixão pelo universo automotivo. Ela é o que os mantém motivados a se dirigirem até suas lojas e dedicarem tempo e energia para oferecer veículos que supram a necessidade dos consumidores.
Além disso, também é fundamental ter boas habilidades de vendas, de modo geral. É importante ter atenção quanto à responsabilidade do vendedor perante seus clientes. Logo, é preciso procurar saber mais a respeito do veículo que está sendo adquirido, bem como o tipo de público ao qual ele pode ser direcionado.
O Maurício, da Next Motors, explica bem esse segredo do sucesso. Ele diz que "é uma mistura de ter uma paixão e ter uma profissão que demanda muitos cuidados".
O pós-venda também é um aspecto fundamental para ingressar nesse mercado, especialmente para resolver eventuais problemas que venham a ocorrer com o veículo. Ao oferecer um atendimento após a venda e resolver o problema do seu cliente, você consegue a fidelização, o que contribui para que ele recomende sua loja para outras pessoas.
Como se diferenciam dos demais concorrentes?
Se existe um detalhe que os empreendedores que estamos destacando neste artigo têm em comum é a inovação ou a reinvenção. Isso está no DNA dessas empresas. Ou seja, eles foram capazes de imprimir em seus negócios uma necessidade que o mercado necessitava em determinado momento.
Por exemplo, durante o período de isolamento social, eles apostaram no online. Se o foco era veículos usados, investiram nisso. Esse é o segredo de um negócio que prospera ao logo dos anos. Quem fica estagnado em uma única estratégia ou tipo de produto pode perder muito espaço no mercado.
Também é importante ter em mente que os padrões e hábitos de consumo mudam com o passar do tempo. Se você não acompanhar, é muito provável que o negócio fique parado no tempo, sendo ultrapassado por outros empreendedores mais propensos à implementação de inovações.
Assim, é fundamental que o empresário desse ramo entenda o conceito de phydigital. Ele é a junção das palavras physical (físico) e digital. Basicamente, significa a integração dos ambientes virtuais e físicos, mantendo-os cada vez mais próximos. Desse modo, oferecendo uma excelente experiência para o usuário, tanto no universo online quanto offline.
Nesse sentido, a OLX está um passo à frente da maioria das outras plataformas de venda de veículos. Ela consegue oferecer essa junção do mundo físico e digital, proporcionando ao usuário conhecer os veículos de uma empresa por meio da internet e finalizar a compra presencialmente.
Qual a importância de ter um time qualificado para o sucesso da empresa?
Por fim, um dos pontos destacados pelos empreendedores é o investimento na qualificação da equipe. Por exemplo, o Marquinhos, da Kikoautos, conta que apostou em conhecimento, profissionalização e na contratação de pessoas especializadas em venda de veículos.
Assim, ele conseguiu derrubar aqueles velhos e equivocados paradigmas que existem sobre o universo de revenda de veículos. Ou seja, passou para o mercado a mensagem de que se trata de um negócio profissional e qualificado.
O Maurício, da Next Motors, foca a qualificação de time por meio da padronização de processos. Como ele atuava no mercado financeiro, resolveu aplicar em seu negócio as estratégias aprendidas com os anos de trabalho nesse ramo.
Logo, cada colaborador tem suas funções e pleno conhecimento das atribuições realizadas. Ele também apostou na motivação de toda equipe, investindo em treinamentos que passam por processo de atendimento, gerenciamento interno e pós-venda.
Por fim, Sidney ratifica o que foi destacado pelos outros empresários de sucesso. Além disso, ressalta a importância de investir em capacitação e no desenvolvimento profissional do próprio empreendedor.
Isso mostra que, mesmo depois de ter alcançado grande sucesso no segmento, esses empresários ainda investem em conhecimento: tanto para eles, quanto para seus colaboradores.
Isso derruba completamente a ideia equivocada de que não é necessário investir em funcionários. Esse tipo de mentalidade pode prejudicar severamente o crescimento da empresa, uma vez que tende a deixar os colaboradores desmotivados. Isso, em longo prazo, acaba afetando também as vendas e, claro, a lucratividade.
Como você pode perceber, vender carros é uma atividade que realmente pode ser muito rentável. Mas é importante entender que existem desafios a superar. Ao aplicar as dicas e seguir os passos de outros empresários que tiveram sucesso, é possível passar pelas dificuldades com mais tranquilidade, contribuindo para a criação de um negócio sólido, rentável e sustentável.
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