Você encontrou automóveis interessantes para revender na sua concessionária. No entanto, eles estavam sujos e sem condições de serem apresentados aos clientes. Aí surge a dúvida: mandar para um lava-rápido, dedicar um espaço para limpeza na sua loja ou lavar o carro a seco?
Muitas empresas optam por um lava-rápido ou pela limpeza na própria concessionária, mas não consideram que a lavagem a seco in loco pode deixar os carros brilhando e trazer vantagens que compensam bastante a escolha.
Neste artigo, vamos mostrar como a lavagem a seco pode ajudar a reduzir custos, aumentar as vendas e melhorar a imagem da sua empresa com os clientes.
Quer otimizar a limpeza dos carros na sua revendedora? Então siga com a leitura!
Quais são as diferenças entre os tipos de lavagens?
Normalmente, a lavagem dos carros pode ocorrer de três formas:
- lavagem convencional na concessionária: um espaço da loja é dedicado à limpeza dos automóveis;
- lavagem convencional terceirizada: os veículos são levados para um lava-rápido ou postos de gasolina que oferecem o serviço;
- lavagem a seco in loco: realizada no pátio da loja.
Lavagem convencional na revendedora
A lavagem convencional na própria concessionária apresenta a vantagem de não precisar deslocar os carros até os prestadores de serviços.
Mas é desperdiçado um grande espaço que poderia ser utilizado para outros fins. Além disso, os gastos internos aumentam consideravelmente. Entre os mais pesados, podemos destacar:
- a contratação de lavadores;
- o consumo de água;
- a criação de um sistema de esgoto;
- a compra de produtos de limpeza.
Lavagem convencional terceirizada
Já com a lavagem convencional terceirizada, é possível evitar os principais custos para a revendedora. Mas é necessário remover os carros do pátio, o que pode representar aumento no consumo de combustível e perda de oportunidades de negócios â já que os modelos ausentes não são vistos pelos clientes.
Além disso, você vai precisar de funcionários disponíveis para levar esses veículos até o prestador do serviço.
Assim, tanto a lavagem convencional na concessionária quanto a terceirização do serviço apresentam vantagens interessantes e desvantagens que podem comprometer os processos do seu negócio.
Lavagem a seco in loco
Optar pela lavagem a seco permite que os carros sejam lavados no próprio pátio â no mesmo local em que eles são expostos para a venda â, sem precisar dedicar um espaço exclusivo para a limpeza. Isso porque ela utiliza apenas um copo de água e, dessa forma, não faz sujeira no seu chão.
Outro ponto importante é que a lavagem pode ser realizada a qualquer hora, incluindo os horários de atendimento a clientes â exatamente por isso ela é a preferida na gestão de frotas. Logo, os carros estarão sempre disponíveis e acessíveis ao seu potencial comprador. Quer saber como? Continue acompanhando no próximo tópico!
Como é feita a lavagem a seco?
Para realizar a lavagem a seco, normalmente é utilizado um shampoo automotivo que tem a cera de carnaúba como principal componente. Mas, ao contrário do que o nome pode sugerir, esse shampoo não precisa ser aplicado em superfícies molhadas. Na verdade, ele se infiltra entre a pintura do veículo e a sujeira que fica na superfície seca.
Desse modo, ele amolece e quebra as partículas de impureza em pequenos fragmentos que não oferecem riscos de arranhar a pintura do carro. Apenas 300ml de água são utilizados em todo o processo, o que representa uma grande economia em relação à lavagem em um lava-rápido, que chega a consumir 500 litros para cada veículo.
Como você pode perceber, a lavagem a seco não utiliza os tradicionais baldes ou mangueiras, esponjas e litros de água que a limpeza convencional precisa. Por isso, ela é muito mais prática e econômica para a sua concessionária. No próximo tópico, vamos detalhar todas as vantagens de optar por esse método na sua empresa.
Quais são as vantagens de lavar o carro a seco?
Em comparação à limpeza tradicional, a lavagem a seco dos carros oferece inúmeras vantagens â tanto em praticidade quanto em economia de dinheiro.
A seguir, veja alguns pontos que são otimizados ou que podem trazer benefícios para a sua concessionária:
Mude a visão dos seus clientes
Atualmente, os consumidores enxergam valor nas empresas que priorizam a sustentabilidade em suas operações. Trocar a lavagem convencional â que desperdiça muitos litros de água â pelo método a seco (que também é chamado de âlavagem ecológicaâ) é um diferencial. Isso pode destacar o seu negócio e fazer com que os clientes tenham uma visão mais positiva da sua concessionária.
Valorize o carro para venda
Lavar o carro a seco protege, realça e conserva a pintura por mais tempo. Isso porque o processo envolve compostos que cristalizam a pintura e conferem maior qualidade ao serviço. Desse modo, o veículo é valorizado tanto na sua concessionária quanto nas fotos que serão divulgadas nos anúncios online. Isso pode facilitar a venda e ajudar a bater as metas da empresa.
Tenha a sua equipe focada em funções que trazem lucros
Para contar com uma equipe interna de lavagem, você precisa contratar profissionais, treiná-los e fornecer todos os equipamentos e itens para realizar a função, além de reservar um espaço na sua concessionária para isso. De fato, esse é um processo delicado e que pode trazer alguns contratempos â como a dependência desses funcionários, dificuldades no desligamento etc.
Por outro lado, se você opta por levar os veículos em lava-rápido, na maioria das vezes é preciso interromper a atividade de algum profissional para fazer o deslocamento.
Logo, a solução mais escalável para a sua concessionária pode ser a terceirização do serviço de lavagem a seco. Isso permite que seus colaboradores se dediquem a atividades que realmente trazem lucro para o negócio â além de tirar o processo de contratação e treinamento da sua responsabilidade.
Como contratar um serviço de lavagem a seco ecológica?
Até aqui, falamos bastante das vantagens de lavar o carro a seco e os benefícios da terceirização do serviço. Agora, vamos mostrar como encontrar o melhor prestador para a sua revendedora. O recomendado é que você busque uma empresa especializada e que faça atendimento in loco.
Nesse aspecto, a Easy Carros se destaca por oferecer um atendimento ágil e sempre disponível. Isso porque ela funciona como um marketplace que conecta os profissionais às pessoas ou empresas que precisam desses trabalhos. Assim, o atendimento sempre vai acontecer no horário marcado e no seu endereço â sem precisar tirar o veículo do pátio de vendas.
Além disso, a startup de serviços automotivos realiza outros procedimentos, como:
- polimento;
- higienização interna;
- limpeza técnica do motor;
- reparo de para-brisa;
- martelinho de ouro;
- troca de bateria.
Como vimos, a lavagem a seco pode ser uma opção vantajosa e que ajuda a sua concessionária a reduzir custos, melhorar o posicionamento no mercado e entregar veículos com um aspecto impecável para os seus clientes.
E você, gostou do conteúdo? Já sabe os benefícios de lavar carro a seco no pátio da sua revendedora? Então compartilhe este post nas suas redes sociais para que outras pessoas conheçam o serviço e suas vantagens.
Artigo produzido pela equipe da Easy Carros.